Enchentes: o seguro cobre os prejuízos com o carro?
- Diogo de Macêdo
- 2 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Veja como funciona o seguro de carro em caso de enchentes.

Com as constantes chuvas que atingem várias cidades do país, as enchentes voltam a causar preocupação e dúvidas nos motoristas segurados.
Por isso nesse artigo fizemos um breve resumo com dicas para proteger o seu carro durante as inundações e o que fazer para não perder a cobertura do seguro auto.
O seguro auto cobre os prejuízos por enchente?
Quando o assunto é fenômenos da natureza as dúvidas no seguro são inevitáveis. A boa notícia é que, quando o seguro do seu carro é contratado na modalidade "seguro compreensivo", conhecido também como o "seguro auto tradicional ou completo", os prejuízos causados por enchente de águas da chuva geralmente estarão amparados na cobertura principal do seguro.
Caso o seu veículo estiver estacionado e for atingido por uma enchente durante a chuva, o seguro "compreensivo" também irá cobrir os prejuízos.
Neste caso é importante destacar que, para não perder o direito a indenização, o proprietário do veículo deve ler atentamente a sua apólice de seguro auto e verificar as exigências da sua seguradora.
É importante destacar que o motorista não pode agravar o risco. Sendo assim, jamais deve tentar atravessar a enchente. O mais indicado a se fazer é, sempre que possível, estacionar o carro em um local seguro e esperar que o volume de água abaixe.
Em nenhuma hipótese o motorista deve insistir em atravessar regiões alagas com seu veículo, isso pode acarretar a perda da cobertura. As seguradoras podem entender que o segurado aumentou o risco e assumiu a responsabilidade pelos eventuais prejuízos.
Geralmente as seguradoras investigam o ocorrido no sinistro para comprovar se a responsabilidade por cobrir os prejuízos é realmente do seguro. É comum a seguradora fazer estudo de imagens de câmeras de segurança no local do acidente e, até mesmo, entrevistas com moradores da região.
Começou uma enchente o que devo fazer?
Primeiramente observe se os outros carros estão trafegando normalmente pelo local alagado. Dependendo da altura das águas o risco de calço hidráulico aumenta consideravelmente e pode levar inclusive a perda total.
A falta de visibilidade do asfalto também pode confundir o motorista e esconder buracos e tampas de bueiros na pista, o que pode até causar danos na suspensão.
O que é o calço hidráulico?
Calço hidráulico: é uma situação que ocorre em motores a pistão, ocasionado por entrada de água ou acumulação de óleo no interior da câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das bielas.
Não se preocupe pois, se ainda tiver dúvidas, você pode contar com apoio da nossa equipe de seguros.
Comments